





A cidade de São Paulo receberá o primeiro teste com uma rede comercial de WiMax a partir desta sexta-feira, em iniciativa conduzida por Intel, Motorola e Telefônica.
O teste fechado será realizado entre 150 clientes residenciais da Telefônica que moram nos bairros de Pinheiros e Jardins.
O WiMax é a evolução do popular Wi-Fi tanto pela velocidade como pelo alcance. As redes que encontramos em cafés hoje, por exemplo, têm velocidade máxima de 54 Mbps em uma área de até 30 metros. O Wimax aumenta a velocidade para 70 Mbps em uma área de até 50 quilômetros.
Durante 3 meses, o grupo receberá gratuitamente uma conexão que permite o download de dados com velocidade de 2 Mbps e o upload de dados com velocidade de 600 Kbps – traduzindo, é uma velocidade mais que suficiente para a grande maioria dos usuários.
Para os testes, a parceria instalou três estações rádiobase, que espalham o sinal WiMax pela região, nas ruas Butantã, dos Pinheiros e Bela Cintra.
Dentro de casas, os usuários envolvidos nos testes terão um modem WiMax que receberá o sinal das antenas na rua e distribuirão também sem fio para os cômodos da casa.
As três empresas dizem que o teste é uma forma de avaliar tanto a viabilidade técnica da conexão como a resposta dos usuários e deverão ser realizados também nas cidades do Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre ainda sem prazo.
Caso os testes sejam bem sucedidos e os equipamentos da Morotola sejam homologados pela Anatel, a Telefônica planeja lançar comercialmente o WiMax apenas em São Paulo.
Fonte: IDG Now
WiMAX
O padrão IEEE 802.16, completo em outubro de 2001 e publicado em 8 de abril de 2002, especifica uma interface sem fio para redes metropolitanas (WMAN). Foi atribuído a este padrão, o nome WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access/Interoperabilidade Mundial para Acesso de Micro-ondas).
O termo WiMAX foi cunhado por um grupo de indústrias conhecido como WiMAX Forum cujo objetivo é promover a compatibilidade e inter-operabilidade entre equipamentos baseados no padrão IEEE 802.16. Este padrão é similar ao padrão Wi-Fi (IEEE 802.11), que já é bastante difundido, porém agrega conhecimentos e recursos mais recentes, visando um melhor desempenho de comunicação.
O padrão WiMAX tem como objetivo estabelecer a parte final da infra-estrutura de conexão de banda larga (last mile) oferecendo conectividade para uso doméstico, empresarial e em hotspots.
Índice
As redes WiMAX funcionam de maneira semelhante à das redes Bluetooth. As transmissões de dados podem chegar aos 1Gbps a uma distância de até 50Km (radial),com estudos científicos para se chegar a 10Gbps. O funcionamento é parecido com o do Bluetooth e o Wi-Fi (no ponto de vista de ser transmissão e recepção de ondas de rádio), usado para comunicação entre pequenos dispositivos de uso pessoal, como PDAs, telefones celulares (telemóveis) de nova geração, computadores portáteis, mas também é utilizado para a comunicação de periféricos, como impressoras, scanners, etc.
O WiMAX opera na faixa ISM (Industrial, Scientific, Medical) centrada em 2,45 GHz, que era formalmente reservada para alguns grupos de usuários profissionais. Nos Estados Unidos, a faixa ISM varia de 2400 a 2483,5 MHz. Na maioria da Europa, a mesma banda também está disponível. No Japão, a faixa varia de 2400 a 2500 MHz.
Fonte: Wikipédia