Web

 
 

Imagens

 
 

Zymboo

 
 

Notícias

 
 

Vídeos

 




modifica tamanho da letraaumenta letra Imprimir Envie para um amigo





BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

Lula quer prioridade para criação do fundo soberano

Presidente propõem as reformas tributária e política

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu aos líderes do governo no Congresso que priorizem a aprovação dos projetos que criam o fundo soberano e propõem as reformas tributária e política, disseram parlamentares presentes à reunião do conselho político na terça-feira.

Segundo o líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), comentou-se na reunião que o fundo soberano é essencial para combater a inflação, questão que preocupa o Planalto. O mecanismo poderia ser usado em momentos de crise para alavancar a economia.

Ainda não está claro para o governo se o fundo soberano será custeado com os recursos originários da exploração do petróleo da camada pré-sal. O único consenso é que o projeto do fundo tem que ser aprovado antes que o petróleo comece a ser explorado.

Embora o governo tenha pressa, os parlamentares dizem que o Executivo sabe que o fundo soberano pode ser alterado pelo Legislativo.

"Naturalmente o Congresso é soberano para fazer alterações", disse o líder do PT na Câmara, Maurício Rands (PE).

Fontana afirmou que o fundo soberano pode servir também para evitar internalização abrupta de dólares, o que valorizaria ainda mais o real e reduziria a capacidade exportadora do país.

Se ainda falta definição sobre a constituição do fundo soberano, Lula reiterou que o dinheiro do pré-sal vai ser investido em educação, ciência e tecnologia.

Sobre a queixa do presidente do Senado Garibaldi Alves (PMDB-RN) de que o Congresso está alheio às discussões sobre o pré-sal, Lula disse aos parlamentares que o debate ainda é muito incipiente e que depois que a comissão interministerial que trata do tema definir as políticas para o setor a questão será encaminhada ao parlamento.

"Oportunamente o debate sobre o pré-sal vai chegar ao Congresso", disse Rands.

Sobre a reforma tributária, Lula pediu que o projeto seja acelerado, e quanto à reforma política quer que as conversas comecem a ser feitas a partir do fim das eleições municipais para que um acordo seja encaminhado ao Congresso até o primeiro semestre do ano que vem.

(Reportagem de Fernando Exman)




Compartilhe